geral@safetyplus.pt 22 942 2508

Movimentação Manual de Cargas

Proporcionar aos formandos as competências necessárias à movimentação manual de cargas de forma a melhorar as operações de movimentação de cargas e reduzir as lesões musculo-esqueléticas.

Curso de Movimentação Mecânica de Cargas

Empilhadores

Proporcionar aos participantes conhecimentos que lhes permitam adotar regras de segurança na condução de empilhadores.

Garantir que os formandos estejam habilitados a conduzir estes equipamentos, obedecendo às regras gerais de condução e cumprindo as normas de segurança na condução e operação dos mesmos, nos termos do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”.

Nota: Esta ação de formação privilegia a parte prática com utilização de empilhadores e materiais de simulação de carga. Nas formações intraempresas os equipamentos (em regra) estão disponíveis nas instalações do cliente, no caso das formações interempresas a parte prática será realizada em cliente da SafetyPlus que disponibiliza os equipamentos (empilhadores) para realização da mesma.

Atribuição de cartão de “condutor de empilhador” com validade de 2 anos para formações com carga horária igual ou superior a 15h.

Pontes Rolantes

Dotar os formandos de conhecimentos necessários para correta utilização de técnicas de condução, manobra e realização de operações com pontes rolantes prevenindo e combatendo acidentes de trabalho e danos nos equipamentos.

Garantir que os formandos estejam habilitados a manusear estes equipamentos, obedecendo às regras gerais de condução e cumprindo as normas de segurança na condução e operação dos mesmos, nos termos do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”.

Nota: Esta ação de formação privilegia a parte prática com utilização das pontes rolantes e materiais de simulação de carga. Nas formações intraempresas os equipamentos (em regra) estão disponíveis nas instalações do cliente

Plataformas Elevatórias

Garantir que os formandos estejam habilitados a manusear estes equipamentos, obedecendo às regras gerais de condução e cumprindo as normas de segurança na condução e operação dos mesmos, nos termos do art. 32º nº 1, do Decreto-Lei n.º 50/2005 de 25 de fevereiro, segundo o qual “Os equipamentos de trabalhos automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados”.

No final da ação, os formandos ficarão aptos a:

  • Identificar os principais tipos e componentes de plataformas elevatórias;
  • Conhecer o funcionamento de uma plataforma elevatória, referindo os fatores para um trabalho seguro;
  • Identificar as regras de condução, operação e manutenção da plataforma elevatória.

Nota: Esta ação de formação privilegia a parte prática com utilização das plataformas elevatórias. Nas formações intraempresas os equipamentos (em regra) estão disponíveis nas instalações do cliente

Trabalhos em altura

O curso de Segurança em Trabalhos em Altura, Andaimes e Equipamentos surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a segurança e saúde no trabalho, informação adequada sobre os equipamentos de trabalhos em altura utilizados, conforme o artigo 8º da Lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro.

Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam adotar as posturas adequadas na realização de trabalhos em altura, bem como a seleção de medidas de proteção para prevenção de acidentes.

Nota: Esta formação privilegia a parte prática com recurso à montagem de linhas de vida provisórias (verticais e horizontais), sistemas anti-queda (standard, retrátil e móvel), sistemas de posicionamento no trabalho e equipamento de proteção individual tal como capacetes, arneses, cintas e mosquetões.

Espaços confinados

O objetivo desta formação é sensibilizar os trabalhadores que desenvolvem uma atividade profissional em espaços confinados, sobre os principais perigos a que estão submetidos enquanto exercem a sua atividade profissional, assim como apresentar técnicas e práticas que permitem minimizar os riscos inerentes ao seu desempenho técnico profissional. Pretende-se, sobretudo:

Oferecer condições de segurança;

Evitar efeitos nocivos a longo prazo.

No final da formação os formandos ficarão aptos a:

  • Observar e fazer cumprir as normas de prevenção nos trabalhos em espaços confinados;
  • Utilizar corretamente Aparelhos de Respiração Autónoma e Equipamentos de Medição de Atmosferas Perigosas, respeitando as normas de segurança no manuseamento.